Golfinhos em Fernando de Noronha: em quais passeios consigo ver?

Confira em quais passeios você tem a oportunidade de ser os golfinhos-rotadores na ilha mais bonita do Brasil.

Os golfinhos são atração em boa parte do mundo, por serem encantadores, lindos e divertidos. Aqui no Brasil, um dos poucos lugares que temos a oportunidade de vê-los de perto é na ilha de Fernando de Noronha, localizada aproximadamente a 545 km de Recife. No arquipélago, é possível contemplar o show que eles dão no mar cristalino em grandes grupos, com direito a muitos saltos, encantando todos os turistas que passam por aqui.

Quer saber tudo sobre os golfinhos em Fernando de Noronha? Continue lendo.

As espécies que vivem na ilha

Há um grupo específico de golfinhos em Fernando de Noronha. São os chamados "Golfinho-rotadores" - cerca de 99% na ilha -, mais especificamente “Stenella longirostris”, da família Delphinidae. 

Essa espécie, popularmente conhecida como golfinho-rotador, tem seu nome científico “Stenella” e suas características são corpo alongado e focinho longo.

Por que são conhecidos como “rotador”?

A maioria das pessoas acham que o golfinho é brincalhão e quando salta no mar está dando um show de simpatia para os turistas. Embora seja um momento incrível, isso tem uma explicação científica. 

O nome popular de golfinho-rotador (“spinner dolphin”) é em função de seu comportamento de saltar fora d‘água e realizar até sete rotações em torno do próprio eixo. Segundo o Projeto Golfinho Rotador, essas rotações se dão com o objetivo de se comunicarem. Quando são rotações mais intensas, estão associadas a chamar os demais golfinhos para saírem rápido da área. Como um alerta de perigo. 

 3 passeios principais para ver os golfinhos-rotadores

Aqui na ilha, você pode aproveitar uma infinidade de passeios super interessantes, diferentes e divertidos. E neles ainda pode ver diversos animais de perto. Para ter a oportunidade de encontrar os golfinhos-rotadores especificamente, você deve escolher as primeiras horas da manhã (amanhecer) e esses três passeios mais propícios: 

  1. Expedição Canoa Havaiana 
  2. Passeio de barco
  3. Trilha Costa dos Mirantes

Lembramos que não podemos afirmar de certeza o encontro com os golfinhos todos os dias na ilha, pois seus grupos podem diversificar a rota. 

Interação com os golfinhos em Fernando de Noronha

Além de contemplar de longe, muitas pessoas também têm vontade de entrar em contato com os golfinhos-rotadores no mar, mergulhando, por exemplo. Mas infelizmente, isso não é permitido na ilha, por questões de preservação e segurança dos animais. 

Algumas outras regras de comportamentos que devem ser respeitadas pelos viajantes são:

- Não tocar, perseguir ou dar comida aos animais;

- Subir nas ilhotas e rochedos;

- Acampar ou coletar qualquer material (sementes, pedras, conchas, etc);

- Mergulhar sem orientação de empresa credenciada.

Por isso, é muito importante que você faça seus passeios com um guia credenciado para não ter problemas nem levar multas.

Venha viver essa experiência única!

E aí, ficou com vontade de ver os golfinhos em Fernando de Noronha de perto? Não perca tempo e planeje a sua viagem para a ilha, pois vale super a pena aproveitar os atrativos naturais e levar na bagagem de volta diversas experiências. No arquipélago, você encontra diversas empresas de turismo que oferecem passeios incríveis. 

E para garantir uma hospedagem completa, acesse nosso site e escolha a sua acomodação preferida.